NOME CIENTÍFICO: Goupia Glabra
FAMILIA: Goupiaceae
OUTROS NOMES COMUNS: Bragantina, Cachaceiro, Copiúba, Copiúva, Cupiúba, Cupiúba-rosa, Cupuba, Cutiúba, Peniqueiro, Peroba-bosta, Peroba-do-norte, Peroba-fedida, Peroba-fedorenta, Perobinha, Tento.
Ocorrência:
• Brasil: Amazônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia.
• Outros países: Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela.
Características Gerais
Cerne/alburno: pouco distintos; Espessura do alburno: 4,0cm a 7,0cm; Cor do cerne: vermelho-claro; Cor do alburno: amarelo-avermelhado; Camadas de crescimento: pouco distintas; Grã: revessa; Textura: média; Figura tangencial: destacada, causada pelas linhas vasculares; Figura radial: em faixas longitudinais pouco destacadas, causadas pela grã; Brilho: ausente; Cheiro: característico desagradável; Resistência ao corte manual: dura.
Durabilidade natural:
Em ensaios de laboratório a madeira de copiúba demonstrou ter alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos e cupins). (IPT,1989a) Apresenta resistência a fungos apodrecedores (podridão branca e parda) e cupins-de-madeira-seca, entretanto não é resistente aos xilófagos marinhos. (Chudnoff,1979;IBAMA,1997a) Estudo realizado pela (SUDAM/IPT,1981) verificou que a durabilidade desta madeira é superior a 12 anos de serviço em contato com o solo.
Tratabilidade:
O cerne e o alburno apresentam moderada permeabilidade às soluções preservativas tanto oleossolúvel (creosoto) como hidrossolúvel (CCA). A retenção de preservativo oleossolúvel é de 200 kg/m3 a 300 kg/m3. (IBDF,1981) Já (Brito Neto et al.,1984) reconheceram o cerne de cupiúba como de baixa permeabilidade ao tratamento com óleo creosoto.
Trabalhabilidade:
A madeira de copiúba é fácil de trabalhar com ferramentas manuais ou com máquinas. É fácil de serrar, aplainar, tornear, colar e parafusar. O uso de pregos sem furação pode provocar rachaduras. Recebe bom acabamento. (Jankowsky,1990) Aceita bem a colagem mas não é adequada para a fabricação de compensados, por apresentar rachaduras na tora. Boa aceitação de tinta, verniz, emassamento e polimento. (IBAMA,1997a)
Secagem:
A secagem ao ar é lenta, sem a ocorrência de sérios defeitos como rachaduras ou empenamentos. Na secagem em estufa apresenta ligeira incidência de defeitos. (Jankowsky,1990)
Usos
Construção Civil.
Outros usos:
Nosso compromisso é de atender nossos clientes com a mais alta eficiência, sempre visando acima de tudo a preservação do meio ambiente.
Com uma serraria própria localizada na cidade de Colniza MT, onde se encontra legalizada em projetos de reflorestamento e certificações na fabricação de Copiuba.
Venha nos visitar e tirar todas as dúvidas sobre nossos produtos com a qualidade que só você merece! Esperamos você!