Essa madeira vem da árvore Cambará, encontrada em alguns países da América do Sul, inclusive no Brasil. Ocorre em terrenos abertos e é bastante comum em áreas de Cerrado de altitude.
De nome científico Gochnatia polymorpha, essa árvore, geralmente, mede de 6 a 8 metros e tem de 20 a 40 cm de diâmetro. Em alguns casos pode atingir até 10 metros de altura e 60 cm de diâmetro.
A árvore tem como característica o tronco torto – raramente nasce com tronco reto – e sua casca é rugosa. Em alguns lugares do Brasil, suas folhas verde-claro são usadas de forma medicinal, para combate a gripes e tosses fortes.
A madeira cambará também é conhecida como madeira candeia. Outros nomes: canela-mandioca, mandioqueira, mandioqueira-áspera, mandioqueira-escamosa, mandioqueira-vermelha e mandioqueira-lisa.
Esse tipo de madeira resiste bem à água e suporta bastante peso. Por isso, é muito comum encontrar a cambará em forros e telhados. Ela também apresenta alta resistência a organismos, como cupins, vespas e algumas espécies de besouro. Isso permite o seu uso em contato com o solo!
Veja outras características da madeira cambará:
???? Cor: cerne bege claro, levemente rosado a avermelhado
???? Brilho médio
???? Sem cheiro ou gosto
???? Moderadamente dura ao corte
???? Densidade média (0,60 a 0,77 g/cm³)
Nosso compromisso é de atender nossos clientes com a mais alta eficiência, sempre visando acima de tudo a preservação do meio ambiente.
Com uma serraria própria localizada na cidade de Colniza MT, onde se encontra legalizada em projetos de reflorestamento e certificações na fabricação de Cambara.
Venha nos visitar e tirar todas as dúvidas sobre nossos produtos com a qualidade que só você merece! Esperamos você!