Nome Científico:
Luehea divaricata Mart., Tiliaceae.
Outros nomes e Espécies Afins:
Muitas espécies do gênero Luehea são parecidas entre si, recebendo o mesmo nome vulgar e tendo aplicações idênticas. Destacam-se a Luehea paniculata, com ocorrência desde o Piauí até São Paulo e a Luehea speciosa, que ocorre na Amazônia.
Nomenclatura Estrangeira:
Ibatingui, Sota caballo(Uruguai, Paraguai e Argentina), Guácimo(Cuba, Nicarágua, Venezuela, Panamá, Costa Rica) , Caavety (Paraguai)
Descrição da Árvore:
Árvore em geral mediana, com fuste de até 8,0 m de comprimento e 60 cm de diâmetro.
Características da Madeira:
Coloração bege clara ou acinzentada, uniforme, às vezes com tonalidade rósea e estriada. Alburno não muito distinto. Superfície sem brilho, lisa ao tato, textura média. Odor e gosto indistintos.
Região de Ocorrência:
A Luehea divaricata ocorre de Minas Gerais e Rio de Janeiro até a Argentina, Uruguai e Paraguai, principalmente na mata Atlântica. Na região Amazônica ocorre a Luehea speciosa.
Propriedades Físico-Mecânicas:
A madeira de Açoita-cavalo pode ser classificada como de peso específico, retratibilidade e resistência mecânica médias.
Nosso compromisso é de atender nossos clientes com a mais alta eficiência, sempre visando acima de tudo a preservação do meio ambiente.
Com uma serraria própria localizada na cidade de Colniza MT, onde se encontra legalizada em projetos de reflorestamento e certificações na fabricação de Açoita- Cavalo.
Venha nos visitar e tirar todas as dúvidas sobre nossos produtos com a qualidade que só você merece! Esperamos você!